Contra factos não há argumentos. Portugal voltou aos píncaros do ranking da FIFA. Ontem a FIFA anunciou que a nossa Selecção ocupa o 5º lugar nesta tabela. Feito que não se verificava desde Maio de 2002, onde também pelo 2º mês consecutivo ocupávamos o 5º posto. A primeira conclusão que eu retiro deste facto é que bastou sair o Sr. Scolari para voltarmos a estar entre as melhores selecções do Mundo, apenas atrás da Espanha, Brasil, Holanda e Iália. Em 2002 a nossa Selecção era orientada por António Oliveira e desde aí a melhor posição tinha sido a 6ª.
Não quero com isto estar a defender que o Sr. Queiroz é melhor que o Sr. Scolari, mas factos são factos e neste momento somos a 5ª melhor equipa do Mundo na frente de pesos pesados que se qualificaram para o Mundial sem necessitarem de disputar o playoff.
Portanto não percebo a postura crítica de muitos portugueses em relação ao trabalho do Sr. Queiroz, e percebo ainda menos as comparações ao Sr. Scolari defendendo que a era entre 2003 e 2008 foi a melhor da história da Selecção Nacional. A única explicação que encontro que sustentem as críticas ao Carlos Queiroz, é o facto de ser o único seleccionador, desde que existe ranking FIFA (Agosto de 93), ou seja há mais de 16 anos que não tem bigode. E sob esta perspectiva, compreendo completamente as críticas. É inadmissível que uma pessoa nesta função quebre uma tradição com este peso. Inadmissível!
Com esta análise, tentei perceber se, de facto, a era Scolari foi ou não a melhor de Portugal. Claro que baseei-me apenas no ranking FIFA, que, confesso, não entendo muito bem a forma como é calculado, nem se foi alterada ao longo do tempo. Custa-me um bocado a crer que a 5ª melhor equipa do Mundo tenha de disputar um playoff para estar na competição onde jogam os melhores do Mundo. Enfim... há de haver uma explicação.
Também tentei perceber se havia justificação para o endeusamento do Sr. Scolari ou se, por outro lado, havia outro treinador que merecesse tal mérito.
Como vemos no gráfico, desde que temos a chamada "Geração de Ouro", a partir do Europeu de 1996, onde começámos a dar nas vistas, chegámos à 11ª posição em Julho de 1996. Como todos recordamos, fomos injustamente eliminados pelo chapéu do Poborsky (República Checa). Depois cometeu-se um erro crasso.
Contratou-se o Sr. Artur Jorge!!! Em apenas 1 ano e meio, Portugal desceu para a 40ª posição. Todos nos lembramos do Sr. Batta, que expulsou o Rui Costa quando ganhávamos à Alemanha em Berlim e estaríamos apurados para o Mundial França 98, mas era difícil fazer pior. Posteriormente, veio de forma algo surpreendente o Humberto Coelho que teve o previlégio de nos oferecer o melhor futebol que a Seleccção algum dia nos ofereceu. Este senhor levou a equipa do 40º lufar ao 15º, sendo que no mês a seguir à sua saída, a FIFA anunciava que Portugal era a 7ª equipa do ranking. O melhor resultado de sempre! A selecção jogando um futebol reconhecido por todos, é eliminada pela poderosa França de Zidane que juntou ao título mundial, o título europeu. Estranhamente o Sr. Madaíl não renovou o contracto com Humberto Coelho e contracta António Oliveira, que herda uma equipa jogando um futebol mágico, composta por alguns dos melhores jogadores do Mundo (Figo foi nomeado o melhor do Mundo em 2001). Como todos nos recordamos fizemos aquela figura triste no Mundial da Coreia/Japão e viemos para casa não passando a fase de grupos, agredindo árbitros e com histórias de casinos e prostitutas.
Finalmente, chegou o Salvador que conseguir conter a queda vertiginosa da Selecção no Ranking. Nada melhor que um Europeu em Portugal para recuperar a má imagem deixada no último mundial. Ainda por cima com a melhor equipa de sempre, misturando jogadores experientes como Figo, Rui Costa, Fernando Couto, Pauleta, Jorge Andrade, Petit, Rui Jorge com vários jogadores do Porto Campeão Europeu como Ricardo Carvalho, Maniche, Deco, Costinha, Paulo Ferreira e com alguns jogadores da nova geração como Cristiano Ronaldo, Miguel, Nuno Gomes ou mesmo Simão. Para além disso, com um país inteiro a apoiar a equipa, num movimento de apoio nunca antes visto no nosso país. Por último, depois de um trajecto algo atribulado (se bem nos lebramos, o seleccionador trocou metade da equipa depois de ter perdido o primeiro jogo), chegamos à final de forma épica com uma das equipas mais fracas que alguma vez ganhou um Campeonato da Europa, a Grécia. Perdemos.
Depois disso, andámos entre o 8º e o 10º lugar do ranking apurando-nos facilmente para o Mundial 2006, onde ficámos na 4ª posição depois de perder com a França (uma vez mais). Finalmente o Sr. Scolari teve a sua 3ª oportunidade e última de ganhar algo, no Euro 2008, não sem antes nos presenciar com famosas cenas de pugilato. Mas mais uma vez não conseguiu, perdendo 3-2 com a Alemanha, com 2 golos de Ricardo, o seu guarda-redes favorito. O Seleccionador que mais tempo esteve à frente da Selecção e mais competições teve oportunidade de conquistar, anuncia a meio do Europeu que vai para o Chelsea, deixando assim a Selecção sem ter ganho nada.
Há 3 dias apurámo-nos para o Mundial de 2010 com uma equipa completamente renovada, sem mostrar entrosamento, com um capitão incompreensível e, no meu entender, sem qualquer esperança. Vamos marcar presença, o que, sem dúvida não deixa de ser importante.
Acho que perdemos a nossa oportunidade de ganhar alguma coisa em 2004. Aí tínhamos equipa para ganhar a qualquer um, e não o fizémos. Tivemos a oportunidade que a Espanha está a aproveitar agora. Têm uma equipa excelente, ganharam o Euro 2008 e veremos o que fazem em 2010. Dificilmente vão voltar a reunir um grupo de jogadores com tanta qualidade como o que têm agora. A diferença é que eles já ganharam um Campeonato Europeu e nem foi preciso que fosse no país deles.
Quanto ao treinador que mais merecia ser endeusado, se é que algum merece, volto a dizer que não percebo como Scolari ganhou essa competição entre a maioria dos portugueses. Na minha opinião, o que esteve mais perto, foi sem dúvida Humberto Coelho.
2 comentários:
P.S. Este magnífico gráfico foi feito pelas minhas mãozinhas. Digam lá se não está bonito?
uma salva de palmas para o xô trindade!mas olha que fazeres gráficos,jogares risco e etc...como é que hei-de dizer isto sem te magoar...é um bocado panisgas pá!
Enviar um comentário